Consultas Ótica

Optometria

A Optometria é uma ciência especializada no estudo da Visão, mais especificamente nos cuidados primários da saúde visual. Tem como missão detectar, analisar e compensar problemas visuais de ordem refractiva, funcional e binocular, através de um Optometrista (especialista licenciado).

Os nossos Optometristas, são licenciados pela Universidade do Minho, com constantes formações e atualizações , tendo em vista a prestação e o reconhecimento pelo melhor serviço de saúde ocular, as óticas Transmontana prestam um serviço totalmente personalizado na área da optometria, cada paciente é único , sendo aconselhado para a solução ótica mais ajustada ao seu caso.

Contatologia

A Contactologia é a área da optometria que avalia a possibilidade de compensar defeitos refractivos ou de algumas patologias, como o queratocone, através de lentes de contacto.

Na consulta de Contactologia procuramos identificar o tipo e formato da lente de contacto que melhor se adapta ao seu caso e ao seu tipo de vida.

Tonometria

Tensão ocular ou pressão Intraocular é a pressão dentro do olho. A Tonometria é o método usado por optometristas para determinar a pressão intraocular. Esta medição é um importante aspeto na avaliação de pacientes com risco de glaucoma.

Topografia Corneal

A topografia é um exame corneal indicado para avaliar a estrutura e a curvatura da córnea, este exame tem particular importância na adaptação e uso de vários tipos de lentes de contacto.

É igualmente, importante no que diz respeito ao acompanhamento e seguimento de transplantes de córnea, cirurgias de miopia, hipermetropia, astigmatismo e patologias como o queratocones.

Ortóptica

A Ortóptica é uma ciência dedicada ao diagnóstico e terapêutica dos distúrbios da visão binocular.

Ao realizar uma avaliação ortóptica são efectuados testes para observar o comportamento dos seus olhos em simultâneo, analisando a existência de alguma alteração dos movimentos dos olhos (motilidade ocular) e se for o caso realizar tratamento adequado.

O principal objectivo do tratamento é a reabilitação das perturbações da visão binocular (uso simultâneo dos olhos) provocadas pelo desequilíbrio do alinhamento dos olhos como, por exemplo, estrabismo (olho desviado), insuficiência de convergência (dificuldade de convergência para fixar um objecto próximo) , ambliopia (baixa acuidade visual de um ou ambos os olhos).

Consultas de Optometria Pediátrica

Exame visual a crianças em idade pré-escolar e escolar, que permite avaliar as etapas do desenvolvimento visual, assim como detetar anomalias funcionais e as patologias mais frequentes em crianças.

Consultas de Baixa Visão

A Baixa Visão é uma situação intermédia entre visão normal e a cegueira, em que um individuo, mesmo com o uso da melhor correção ótica convencional, continua a apresentar dificuldades na realização de uma ou várias tarefas da vida diária.

As pessoas com baixa visão podem aprender a utilizar o seu resíduo visual, com a ajuda de técnicos especializados e recorrendo a ajudas óticas (telescópios, lupas), não óticas (iluminação apropriada, leitoril) ou eletrónicas (ampliadores), que devem ser adaptadas a cada individuo consoante as suas necessidades e a sua patologia visual.

Retina

É um exame que se faz com um aparelho inovador, o retinógrafo, que permite fotografar o fundo do olho.

Através deste exame é possível visualizar a retina, o nervo ótico e os vasos sanguíneos, sem a necessidade de dilatar as pupilas.

Este exame permite registar todas as alterações de fundo do olho e o acompanhamento de doenças progressivas, tão importantes como por exemplo: diabetes, hipertensão, degeneração macular.